A SUA EMPRESA ESTÁ REALMENTE ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE?
Algumas dicas para líderes e RH promoverem ambientes de inovação.
Escrito por Jéssica | Gente & Gestão |
Escrito por:
Jéssica
Gente & Gestão
Você já deve ter ouvido falar que o novo paradigma do desenvolvimento são organizações que desenham oportunidades de aprendizagem colaborativa e contínua dentro da empresa. Ter ambientes que estimulam a inovação 24/7 parece um sonho distante e, a pergunta que se faz é: por onde começar?
Talvez o ponto de partida seja pensar em como nossa empresa estimula o pensamento criativo no dia a dia. Algumas perguntas a se fazer são:
- A empresa valoriza soluções rápidas e simples?
- A carga de trabalho prevista para os colaboradores tem um aproveitamento de mais de 90%?
- Quando o time apresenta novas soluções em reuniões, frases nesse estilo são comuns: já tentamos isso antes; isso não faz sentido; não temos recursos para isso;
- Diversidade não é mensurada, ou mesmo incentivada?
Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, o seu ponto de partida para mudar e criar um ambiente de inovação contínua está bem aí!
Para iniciar, comece a implementar perguntas abertas em reuniões e a evitar reações que cortam a criatividade pela raiz. Estimular a criatividade exige tempo e paciência para que as soluções menos óbvias e rápidas possam surgir e a atitude da liderança frente à criatividade pode fazer a diferença! Nessa caminhada, o RH pode ajudar no nível organizacional ao:
- Incentivar a inovação através de competições e premiações para novas soluções criadas dentro da empresa;
- Avaliar de forma crítica a carga de trabalho alocada aos colaboradores e propor soluções que possibilitem momentos de incubação de ideias;
- Revisar a forma de ensino e começar a incentivar junto aos gerentes momentos de desenvolvimento em times e sessões de brainstorming, inclusive diversificando os membros do time para que ideias não convencionais possam surgir;
- Mensurar, analisar e criar soluções para que a diversidade seja uma pauta recorrente, além de prever treinamentos para que todos na organização entendam as políticas de diversidade da empresa.
Começar a implantar (pelo menos algumas) ideias é o primeiro passo e, ao iniciar essa caminhada, é preciso estar ciente de que vão existir algumas resistências no caminho, Alon, Koetzier e Culp (2013) em um artigo para a Accenture conseguiram resumir esse sentimento ao colocarem que a inovação pode ser a ferramenta mais poderosa e o maior gerador de valor de uma empresa. Mas muitos gestores, com medo dos riscos inevitáveis de ideias novas que podem não dar certo, deixam de aproveitar todo o seu potencial e preferem renovar a inovar.
E aí, ficou inspiradx a superar esses medos e criar um ambiente movido pela criatividade?
Agora que nós já fomos apresentados, que tal
falarmos sobre o seu negócio – e o que podemos
fazer por ele?
+55 41 99649-2666 | 41 3524-3606
Segunda a Sexta - 9h às 18h
Avenida São José, 618
Sala 504 | Cristo Rei Curitiba, PR
+55 41 99649-2666
41 3524-3606
Segunda a Sexta - 9h às 18h
Avenida São José, 618
Sala 504 | Cristo Rei Curitiba, PR